quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dica - Massa para Tambaqui

Ainda na linha de receitas de massas caseiras para pescar espécies de peixes diferentes, hoje apresentaremos uma massa muito simples e eficaz para pescar o famoso Tambaqui. Ele é muito comum em pesqueiros por todo o Brasil e garante uma excelente briga na fisgada.
Caneta e papel na mão para anotar esta receita pra lá de simples


Ingredientes:

2 Kg de farelo de milho
1 Kg de farinha de trigo
Água do rio ou pesqueiro

Modo de preparar:

Misturar o farelo de milho com a farinha de trigo. Acrescente posteriormente água do próprio rio e, aos poucos, amasse com se fosse uma massa de pão, até ficar bem compacta. Caso ainda esteja esfarelando, coloque um pouco mais de farinha de trigo, até dar liga. Retire as porções e envolva o anzol, moldando a massa até ganhar formato de uma pêra ou coxinha.


Curtiu nossa receita? Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dica - Equipamento para pesca de Robalo

Neste vídeo nosso pescador Marcão passa as dicas de equipamento para pesca de Robalos com bóia.



Curtiu essa dica?Deixe seu comentário logo abaixo


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Pintado

Nome popular: 

Pintado/Speckled Catfish 

Nome científico:

Pseudoplatystoma corruscans 

Familia:

 Pimelodidae 

Distribuição Geográfica:

 Bacias do Prata e São Francisco. 

Descrição:

 Peixe de couro; corpo alongado e roliço; cabeça grande e achatada. A coloração é cinza escuro no dorso, clareando em direção ao ventre, e esbranquiçada abaixo da linha lateral. Pode ser separada das outras espécies do gênero pelo padrão de manchas: pequenas, pretas e arredondadas ou ovaladas, espalhadas ao longo do corpo, acima e abaixo da linha lateral. Espécie de grande porte, pode alcançar mais de 1m de comprimento total. 

Ecologia: 

Espécie piscívora. Ocorre em vários tipos de hábitats como lagos, praias e canal dos rios. Realiza migrações de desova. É importante na pesca comercial e esportiva. 

Equipamentos:

Equipamento do tipo médio/pesado, já que é um peixe de grande porte; linhas de 17, 20, 25 a 30 lb. preparadas com empates; e, anzóis de n° 6/0 e 10/0. 

Iscas: 

É capturado principalmente com iscas naturais de peixes, como sarapós, muçum, tuviras, lambaris, piaus, curimbatás, e minhocuçu. Também pode ser capturado com iscas artificiais, como plugs de meia água e de fundo, principalmente em lagos, lagoas e nas praias, mas, nesse caso, as iscas devem ser trabalhadas bem próximas ao fundo. 

Dicas: 

Os cuidados ao manusear esse peixe devem ser redobrados por causa dos espinhos das nadadeiras dorsal e peitorais.


Curtiu nossa matéria? Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pesca Alternativa PGM 332 - Lusca no Pantanal

O Pesca Alternativa está no ar há quase 10 anos, e em todos esses anos nossa equipe sempre marcou presença no Pantanal. É um local único que se renova a cada ano, e está sempre nos surpreendendo.O programa de hoje embarca em uma bela aventura.
Por isso, neste ano não poderia ser diferente e nosso pescador Lusca dá o tom e comanda uma pescaria cheia de cenas inusitadas pelas águas do rio Paraguai, no pantanal-sul mato grossense.

Depois de muitos testes, Lusca prepara seu equipamento e dá muitas dicas para capturar os peixes de couro do Pantanal. Tem até jau!

Nosso pescador também decidiu focar a pescaria na captura do pacu e revela macetes para fisgar esta espécie neste paraíso brasileiro.

Inusitado, imperdível e cheio de aventuras. Esse é o Pesca Alternativa!
Para quem gostou desta pescaria e deseja ir pra este destino, basta entrar em contato com a Joice Tur.

A empresa Joice Pesca & Tur foi constituída há 13 anos e vem inovando o mercado do turismo ecológico e da pesca esportiva na região do Pantanal - MS, com um equipe de trabalho que se destaca no atendimento e na competência dos serviços prestados.

Ela está localizada no coração do Pantanal Sul-Matogrossense, na cidade de Corumbá - um local privilegiado por sua belíssima natureza repleta de espécies animais. 


Materiais Utilizados nesta pescaria:



Apoio

Joice Pesca & Tur - Pantanal
Tel: (67) 3232-4048| (67) 9912-0265  

Michelle veste: Maria Moça
Tel:  (11) 98272-8649

Agência de Pesca
(11) 9-7169-5038

-->
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resumo Semanal



Veja aqui tudo que passou pelo nosso site essa semana:

Aplicativo para Celular - Saiba mais sobre a novidade tecnológica que nossa equipe preparou para você.
Dica - Massa para Piapara- Seguindo nossa série de receitas de massa, veja esta que é feita para piaparas.
Programa Pesca Alternativa PGM 080 -Acompanhe Diogo em uma pescaria noturna atrás de muitas feras em um pesqueiro
Bíblia do Pescador 2013 - Descubra o que a nova edição deste excelente almanaque preparou para você
Betara - Conheça mais sobre esta espécie que apareceu muito na pescaria que Lusca fez na Plataforma de
Pesca
Fórum da Pesca - Participe perguntando, respondendo e obtendo informações sobre pescaria.
Programa Pesca Alternativa na íntegra (domingo passado) - Lusca Pacheco convida amigos para uma pescaria simples e produtiva na Plataforma de Pesca em Mongaguá


 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mais de 1000 downloads em 15 dias - Aplicativo para Celular


Obrigado a todos que já aderiram a esta super novidade do Pesca Alternativa. O nosso aplicativo foi baixado mais de 1000 vezes desde seu lançamento há apenas 15 dias!

O Pesca Alternativa sempre acreditou na necessidade de oferecer o que existe de mais avançado em tecnologia para os amantes da pesca esportiva.

Nossa Equipe desenvolveu especialmente para nossos amigos internautas que acessam a rede através de seus celulares, um super aplicativo que contém tudo que o Pesca Alternativa possui dentro da internet.

Neste aplicativo você terá a facilidade de ficar sabendo o que rola em nosso facebook, twitter e site além de poder ver todos nossos vídeos no youtube e fotos do canal direto.

Para baixar esse aplicativo existem duas formas muito simples.

Se você tiver instalado em seu aparelho um leitor de QRCode, pode fotografar a  imagem que está ao lado e a opção de download aparecerá em seu visor.
Caso não tenha instalado o QRCode e queira saber como funciona clique aqui

A segunda maneira é digitar em seu browser de internet no celular o seguinte endereço : http://universo.mobi/pesca_alternativa e o download começará instantâneamente.

Para ver como ficará o aplicativo em seu celular clique aqui



Curtiu nossa novidade? Então aproveite e comente logo abaixo

Bíblia do Pescador 2013 (review)

Já está disponível a mais nova versão Bíblia do Pescador. 

Trata-se de um almanaque de 340 páginas que aborda um pouco sobre cada ramo e modalidade de pescaria.
Feita e editada pelos mais respeitados nomes da pescaria no Brasil, entre eles, Ian de Sulocki, Roberto Conti e Betinho Oliveira. Esta nova edição traz em seu conteúdo muitas dicas e informações, além de mostrar, é claro, pescarias e expedições que vão desde mangues repletos de exemplares até aventuras em mar aberto.
Nesta 25° Edição, a equipe de colaboradores decidiu traçar rotas que fossem apenas em água salgada, tendo em vista que na edição passada todas as expedições foram em água doce. Isto para que o leitor possa  identificar as diversas possibilidades de pesca, bem como os biotipos de cada região.

Observando o índice você percebe que muitos dos lugares documentados são uma mescla de regiões até então desconhecidas do grande público e dos consagrados roteiros que todos pensam  um dia  realizar.

Apesar de ter entre as páginas muitas propagandas , o que acaba tomando o lugar que poderia ser preenchido por mais expedições, e de haver também muitas informações que não sejam tão técnicas ou mesmo úteis para quem deseja uma leitura mais rápida e eficiente, esta Bíblia pode acabar se tornando uma espécie de roteiro para quem vai se aventurar nos lugares documentados.

A cada expedição os colaboradores passam dicas de equipamento, forma de pescar, tipos de iscas e melhores condições para a prática do esporte. Alguns são especialistas em iscas artificiais, outros priorizam as naturais, assim como a modalidade de pesca pode divergir entre as pescarias.
 .


Serviço:
Quanto custa: R$39,50
Onde Encontrar: Loja Virtual  Pesca Alternativa

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dica - Massa para Piapara

Seguindo nosso catálogo de receitas para pesca, hoje colocaremos uma massa especial para quem curte pescar a Piapara. Caneta e papel na mão para anotar mais essa receita em seu caderno.





Ingredientes:

  • 1/2 Kg de farinha de mandioca crua
  • 300 grs de farinha de trigo
  • 100 grs de queijo ralado

Modo de Preparo:

  • Junte todos esses ingredientes e vá adicionando água quente até ficar homogênea e com boa liga. Em seguida
  • Faça as bolinhas e coloque-as para cozinhar em água quente. Quando elas subirem à superfície, retire e as passe no fubá. Está pronta a isca.

Aproveite que agora já sabe a isca e veja um super programa de pesca de piaparas com nosso amigo Marcão. Clique aqui


Curtiu essa receita? Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo.


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Betara

Nome Popular: 

Betara, Embetara, Papa-terra/Southern Kingfish

Nome Científico

Menticirrhus spp.

Família

Sciaenidae

Distribuição Geográfica

Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul).

Descrição

Duas espécies ocorrem no Brasil: Menticirrhus americanus e Menticirrhus littoralis. São peixes de escamas; corpo alongado e comprimido; boca voltada para baixo; barbilhão curto e duro na mandíbula. As duas espécies são bastante parecidas, porém a distinção entre elas é feita facilmente pela coloração: a primeira espécie é cinza prateada com ventre esbranquiçado, possui manchas escuras, alongadas e oblíquas sobre a cabeça e dorso. Já a M. littoralis tem o dorso mais escuro e ventre branco, sem manchas escuras. Ambas as espécies tem o mesmo tamanho e dificilmente ultrapassam 60cm de comprimento total e 1,5kg.

Ecologia

São peixes muito comuns ao longo do litoral brasileiro e sua maior ocorrência é na região Sudeste. Possivelmente são os peixes mais presentes em pesca de praia. Habita os canais que se formam nas praias arenosas, sendo que os indivíduos adultos ficam no fundo e os jovens nas águas mais rasas. Alimentam-se de pequenos peixes, crustáceos, moluscos e minhocas, que ficam expostas pela ação das ondas. A carne é muito saborosa, mas é consumida principalmente por pessoas que conhecem bem esse peixe, como os pescadores amadores.

Equipamentos

A forma de capturá-las é basicamente a pesca de arremessos em praias (surfcasting). Equipamento de ação leve; linhas de 6 a 10 lb.; anzóis pequenos de nº 12 a 16 do tipo japonês. Como a boca desse peixe é voltada para baixo, as pernadas devem manter os anzóis bem perto do fundo.

Iscas

Somente iscas naturais, como camarão, minhoca de praia (a mais eficiente), tatuís, sarnambis e pedaços de camarões e sardinha.

Dicas

Pode ser capturado de dia e à noite. Nas pernadas deve-se utilizar somente fio de nylon.

Recorde

1,27 kg/ para a Menticirrhus americanus

1,38 kg/ para a Menticirrhus littoralis

Curtiu essa matéria? Aproveite e deixe seu comentário logo abaixo

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pesca Alternativa 331 - Lusca na Plataforma de Pesca - Mongaguá

O programa de hoje se rende a uma pescaria bem popular entre amigos.

Lusca convida 2 velhos companheiros de pesca, para um dia de muita diversão e troca de experiências, na plataforma de Mongaguá, litoral sul de São Paulo.

Em 2011 a Plataforma de pesca de Mongaguá foi reaberta para a nossa alegria. Com 400 metros de extensão mar adentro e formato em ‘T’, é a maior da América Latina.

Por lá, nosso pescador testa várias iscas e técnicas diferentes em busca dos mais variados peixes. Teve betara, roncador e baiacu.

Além disso, aproveitou o clima descontraído para travar uma batalha com uma imensa raia e, ficou por quase uma hora com ela em seu anzol.

Aproveite esta pescaria acessível, simples e divertida

Materiais Utilizados nesta Pescaria:

  • Molinete Sienna 2500 Shimano
  • Molinete Sedona 4000 FB Shimano 
  • Vara Teramar Shimano
  • Vara Convergence 2 partes 8-17 Libras 10 pés (aproximadamente 3.00 metros) Shimano
  • Molinete Symetre 2500 FJ
  • Anzol Maruseigo 18 Kenzaki
  • Linha Multifilamento 20 Libras Power Pro
  • Minhoca de praia (no fubá de milho)
  • Sardinha desidratada

Apoio

Mar e Rio ( Loja do Marcão - convidado da pescaria)
Manutenção Geral para Equipamentos de Pesca
Rua Martim Carrasco n° 74 sala 02 - Pinheiros -SP
Tel: (11) 3815-0691 / (11) 99520-8338

Michelle veste: Maria Moça
Tel:  (11) 98272-8649

Agência de Pesca
(11) 9-7169-5038

Curtiu essa pescaria? Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo.
-->
 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Resumo Semanal 15/02/2013


Veja aqui tudo que passou pelo nosso site essa semana:

Aplicativo para Celular - Saiba mais sobre a novidade tecnológica que nossa equipe preparou para você.
Dica - Massa para Carpa- Seguindo nossa série de receitas de massa, veja esta que é feita para carpas.
Linhas para Dourado - Se você sempre quis fisgar os bravos dourados essa matéria vai ser muito útil para saber que linha utilizar na hora da briga.
Programa Pesca Alternativa PGM 194 - Marcão encara os tucunarés de Teodoro Sampaio e mostra tudo para você.
Traíra - Conheça mais sobre esta espécie que foi o centro das atenções no programa de Nelsinho Nakamura.
Fórum da Pesca - Participe perguntando, respondendo e obtendo informações sobre pescaria.
Programa Pesca Alternativa na íntegra (domingo passado) - Nelson Nakamura e seu filho Renan encaram uma pescaria pra lá de especial atrás das tão esportivas traíras.


E tem ainda muito peixe enviado pelos nossos internautas para o 
Canal Direto e nos arquivos do site você pode ainda encontrar:

 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Linha para pesca de Dourado em locais com estruturas


Essa matéria é especial para quem sempre quis pescar aquele belo Dourado e não sabe ao certo que linha utilizar para conseguir fisgar e levantar esse troféu. Então vamos agora as dicas de Alison Fontoura, pescador esportivo, para utilizar o equipamento correto nessas situações.


Em primeiro lugar existem mais fatores além da linha que devem ser analisados, sendo importante definir como vai ser a pescaria, estrutura do local e o porte dos peixes que podem ser encontrados.

Atualmente no Rio Paraná, região da Argentina (Ita Ibaté, Corrientes, Esquina) uma das modalidades mais praticadas para pesca dos grandes Dourados é o corrico. Nesta modalidade são usadas grandes iscas de barbelas, na maioria das vezes, as tradicionais argentinas Alfers® e Cucus®. Funcionando bem também as Rapalas® Super Shad Raps e X-Rap Magnuns.

O inconveniente é que para estas iscas atingirem a profundidade certa, onde os Dourados vão estar caçando, não podemos utilizar linhas com grandes diâmetros, no máximo linhas de 0,25mm (algo em torno de 25 a 30 libras). Neste caso para nos protegermos das pedras, utilizamos um bom leader de fluorcarbono ou monofilamento mais espesso.

Agora se a pescaria for no "pincho" ( pescaria de arremesso) com iscas artificiais , podemos abusar um pouco no diâmetro (algo em torno de 0,23mm a 0,35mm é o suficiente, considerando que uma linha multifilamento de 0,35mm vai lhe conferir umas 50 libras de resistência, mais do que suficiente para um grande Dourado).

O mesmo diâmetro pode ser usado na pesca com o uso de iscas naturais, nas modalidades de "batida" ou "rodada". Mas com o multifilamento, independente da região conter pedras ou não, sempre vou recomendar o uso de um bom leader (afinal de contas, o multi é resistente a tração – peso, mas não é resistente a abrasão - entrar em atrito com paus, troncos e pedras).

Além disso sempre costumo dizer que pescando com "tralhas" mais leves (varas, carretilhas, molinetes e o diâmetro das linhas), o pescador só tem a ganhar: seja na sensibilidade, distância dos arremessos e o principal, na esportividade! Portanto não exagere na diâmetro, mesmo com as pedras, confeccione um bom leader e boa pescaria!

Curtiu essa dica? Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Dica - Massa para Carpa

Seguindo nossa lista de receitas de massa para pesca, hoje apresentamos uma excelente receita para pescar carpas (cabeçudas, capim ou húngaras).

Caneta e papel na não para anotar os ingredientes que são mostrados no vídeo. Aproveite e veja o passo a passo de como fazê-la



Curtiu esta receita? Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo







segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Traíra


Nome Popular

Traíra

Nome Científico

Hoplias malabaricus

Família

Erythrynidae

Distribuição Geográfica

Bacias amazônica, Araguaia-Tocantins, São Francisco, Prata e do Atlântico Sul.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Pesca Alternativa PGM 330 - Nelson em busca das traíras de Campinas

O programa de hoje mostra o mestre Nelson Nakamura em busca das traíras. Ele e seu filho Renan foram ao Círculo Militar de Campinas e através de uma concessão especial, puderam mostrar muitas técnicas para se capturar esta espécie tão singular.

Nosso pescador utilizou todas as opções que tinha em mãos para nos mostrar que existe mais de uma maneira para fisgar as traíras e, também, pode nos mostrar (e provar) que aquele velho ditado que "peixe não tem memória" é mais do que verdade, já que ele capturou o mesmo peixe por nada mais nada menos que quatro vezes.


Neste programa também veremos a utilização da conhecida vara telescópica e como ela pode ser funcional em uma pescaria.

Material utilizado nesta pescaria

  • Vara Telescópica Yume 4.50 metros
  • Linha Nylon 0.33mm da Onix
  • Minhoca Artificial
  • Anzol Offset 2/0 da Sasame

Apoio

Michelle veste: Maria Moça
Tel:  (11) 98272-8649

Agência de Pesca
(11) 9-7169-5038

Círculo Militar de Campinas
www.cmcamp.com.br
(19) 3743 -4800

Hotel Dan Inn Cambuí
www.daninncambui.com.br
(19) 3255-6730
 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Resumo Semanal - Traineira, olho de Cão e muito mais.


Veja aqui tudo que passou pelo nosso site essa semana:

Dica - Carretilha Elétrica - Veja como funciona uma carretilha elétrica e como regulá-la.
Aplicativo para Celular - Saiba mais sobre a novidade tecnológica que nossa equipe preparou para você.
Dica - Massa para Pacú - Aprenda uma receita de massa especialmente  para pesca de pacú.
Equipamento para Tambaqui - Se você sempre quis fisgar os grandes redondos essa matéria vai ser muito útil para saber os equipamentos e iscas que podem servir.


Olho de Cão - Conheça mais sobre esta espécie que nunca tinha aparecido por aqui antes.
Fórum da Pesca - Participe perguntando, respondendo e obtendo informações sobre pescaria.
Programa Pesca Alternativa na íntegra (domingo passado) - Lusca embarca em uma traineira e parte para o mar em busca de peixes que habitam grandes profundidades.



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dica - Carretilha Elétrica

Como vimos no PGM 329 Lusca foi até uma Traineira no Litoral Norte de SP e um de seus companheiros de pesca utilizou a carretilha elétrica para fisgar peixes a uma profundidade de 70 metros.
Por isso hoje resolvemos deixar uma dica especialmente sobre este equipamento que tem sido cada vez mais utilizado em determinadas pescarias.



Curtiu essa dica?Então aproveite e deixe seu comentário logo abaixo

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Equipamento para Tambaqui

Para quem gosta de ir à caça dos grandes tambas do lago ou do rio é primordial um bom equipamento que aguente o tranco de uma fisgada daquelas. Para isso vamos agora passar algumas dicas de equipamento e de iscas que podem ser usadas para conquistar esse troféu. 
O Tambaqui é um dos maiores e mais fortes peixes de escamas de nossas águas. Há muito tempo atrás, pescadores achavam impossível pescá-los com anzol e linha, devido a sua incrível força. Hoje com a tecnologia dos equipamentos, Tambaquis gigantescos já foram pescados. 

O equipamento pode variar bastante de acordo com tamanho dos peixes, modalidade de pesca e local da pescaria.
Em ambientes naturais como o lendário Rio Teles Pires, na época das cheias, o rio invade a mata ciliar deixando-a totalmente alagada. Nestas ocasiões costuma se preparar sacos de tratos com farelo de arroz que são amarrados nas árvores para atrair os Tambaquis. Para esta situação recomendamos material pesado e extra pesado, devido à força dos Tambaquis e a quantidade de obstáculos que vai enfrentar (árvores, troncos, vegetação, etc.). 

Opte por varas para linhas de 40 a 80 libras, carretilhas e molinetes reforçados que comportem 100 metros da linha escolhida. De preferência, linhas de monofilamento, com diâmetro variando do 0,80 mm ao 1,20 mm. Os anzóis devem ser extremamente resistentes e afiados para fisgar a boca dura dos Tambaquis, vale utilizar um pequeno encastoado em anzóis de haste curta. 

Caso se pesque as margens dos Rios, fora da mata alagada, os equipamentos podem ser mais leves, pois o Tambaqui vai brigar limpo, quase sempre correndo para o meio do Rio quando fisgado. Opte por varas de 30 a 40 libras, carretilhas e molinetes reforçados para abastecerem pelo menos 150 metros da linha utilizada. A linha pode ser o monofilamento de 0,40 mm a 0,60 mm e no caso do multifilamento, linhas de 40 a 80 libras (algo em torno de 0,29 mm a 0,40 mm). Opte pelos mesmos anzóis e encastoado no caso de anzóis de haste curta.

As iscas para estas situações, na maioria das vezes serão frutas, em especial o Caju, com destaque especial também para as massas feitas de farelo de arroz.

Agora se a pescaria for em pesqueiros, uma das modalidades mais praticadas é a pesca de arremesso com as grandes bóias cevadeiras e o uso de miçangas plásticas como isca. Opte por varas longas de até 9'0'' (2,70 m) para linhas de até 50 libras. Carretilhas e molinetes que comportem pelo menos 100 a 150 metros da linha desejada, podendo ser o monofilamento até 0,40 mm ou multifilamento de até 50 libras (0,35 mm). Para pesca com miçangas os anzóis devem ser os modelos Shinner e Wide Gap (famoso anzol para pesca de Robalo). Para iscas naturais, o anzol de sua preferência (modelos com hastes curtas ou longas como maruseigos ou chinú). Nesta modalidade evite o uso de encastoados, para deixar suas iscas mais apresentáveis para os peixes e, lembre-se que peixes de tanques artificiais quanto maiores, mais ariscos.

Curtiu nossa matéria? Então deixe seu comentário logo abaixo

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Dica de Massa - Pacú

Se você é adepto ao uso de massas para pesca de seus peixes prediletos, vai curtir mais esta receita que o Pesca Alternativa trouxe especialmente para pesca de pacús.
Caneta e papel na mão para anotar os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes
  • 1 copo de farinha de trigo
  • 3/4 de copo de fubá
  • 1 copo de suco de maracujá
  • 1 tablete de paçoca de amendoim
Modo de preparar
  • Misture tudo numa vasilha e depois faça pequenas bolinhas em seguida
  • Coloque água para ferver, coloque as bolinhas quando elas subirem retire e
  • Coloque-as no fubá para não grudar nas mãos
Dica: Se quiser poderá usar ainda como isca para pacú uma acerola engatada diretamente no anzol. Esta fruta atrairá somente essa espécie de peixe, já que é extremamente seletiva.

Curtiu essa receita? Então aproveite e comente logo abaixo

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Olho de cão

O olho-de-cão (Priacanthus arenatus), também chamado de olho-de-vidro, pirapema e piranema é uma espécie de peixe teleósteo, perciforme, e pertence a família dos priacantídeos.

As suas características mais visíveis além da coloração avermelhada são os olhos grandes e a bocadura larga e inclinada.

Ele habita águas tropicais e subtropicais do Oceano Atlântico e chega a medir cerca de 40 cm de comprimento. 

Vive em fundos rochosos, de areia, pedra, coral e dentro de baías. As  profundidades podem variar de 10 a mais de 200 m, com preferência para as águas mais profundas. 
Nada sozinho ou em pequenos cardumes, sendo encontrado perto do fundo. Tem hábitos noturnos e alimenta-se principalmente de pequenos peixes, crustáceos, poliquetas e larvas.

A melhor época para se fisgar o Olho-de-cão é durante os meses mais quentes do ano, o que facilita sua pesca nas praias e costeiras do Nordeste do país.

Devido ao pequeno porte, não é um peixe muito atrativo para a pesca esportiva, mas por ter a coloração bem chamativa, características únicas e alto valor culinário, vale a pena pescá-lo.

Pescarias:

Clique aqui para ver uma pescaria desta espécie com nosso amigo Ian no RJ

Clique aqui para ver Lusca pescando o vermelhão das águas salgadas no litoral de SP


Curtiu nossa matéria? Já pescou um olho de cão? Então comente sua experiência logo abaixo

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Pesca Alternativa PGM 329 - Lusca na Traineira / Litoral Norte SP


Aproveitando o finalzinho das férias, neste programa Lusca pesca ao lado de convidados bem especiais e mostra a variedade de espécies encontrada no mar do litoral norte de São Paulo.
A pescaria acontece em uma traineira, que é uma ótima opção para quem quer gastar pouco e se divertir muito. O trajeto até o ponto de pesca é feito durante a noite. São quase 5 horas de a bordo, que valem muito a pena.
Nesta viagem, nosso pescador aproveitou para testar várias técnicas de pesca além de sentir a emoção de fisgar belos peixes em uma profundidade de 70 metros.
As espécies são variadas e vão desde pequenos pargos até olho de cão, merluza , pescadas e borotéias, mais conhecidos como bacalhau brasileiro.
Vale a pena conferir esta aventura pra lá de especial em águas salgadas.


Material utilizado nesta pecaria:

  • Vara Shimano Soujorn 10 a 15 libras
  • Vara Shimano Trevala  65 libras para molinete
  • Vara Shimano Trevala  80 libras para molinete
  • Vara Shimano Teramar 15 libras 6'6 ( aproximadamente 1.90 m)
  • Molinete Shimano Symetre 4000
  • Molinete Shimano Symetre 5000
  • Molinete Shimano Saros 3000
  • Carretilha Shimano Core
  • Carretilha Elétrica Shimano Plays 3000 
  • Linha monofilamento Triumph 40 libras
  • Isca Artificial Sea fox da Aicás
  • Isca Artificial Nikita da Aicás
  • Anzol maruseigo n°15
  • Chumbada gota

Apoio

Michelle veste: Maria Moça
Tel:  (11) 98272-8649
 www.lojamariamoca.com


Luciana Alcântara Salis (maquiadora)
(11) 97674-8908/ 95231-5128


Agência de Pesca
www.agenciadepesca.com.br
(11) 9-7169-5038

-->
 

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Resumo Semanal Pesca Alternativa























Veja aqui tudo que rolou no nosso site essa semana:

Dica - Massa para Tilápia - Aprenda uma receita de massa para pesca de tilápia.
Tarpon -  Saiba tudo sobre este peixe, desde onde encontrá-lo até do que se alimenta.
Temporada Amazônica - O Pesca Alternativa conta pra você tudo que precisa saber sobre a temporada e passa as dicas de como garantir seu peixão.
Fórum da Pesca - Participe perguntando, respondendo e obtendo informações sobre pescaria.
Pesca Alternativa PGM 128 - Nelson Nakamura em Capim Branco MG - Reveja esta incrível pescaria de Nelsinho em busca dos tucunarés mineiros.
Programa Pesca Alternativa na íntegra (domingo passado) - Lusca retorna ao Pesqueiro Arujá e mostra que além dos grandes redondos, muitas outras espécies estão por lá.
Dica - Escolha da vara - Você sabe fazer a leitura de sua vara de pesca?



Postagens populares